Como fazer um bom design para sua loja virtual

Como fazer um bom design para sua loja virtual

Ter uma loja virtual hoje em dia não é uma missão fácil, mas pode ser simplificada com o uso inteligente do design, uma vez que a boa usabilidade do site é um dos fatores mais importantes do e-commerce. Um site ideal é aquele que é bem otimizado, intuitivo e que proporciona uma navegação agradável ao seu visitante, garantindo que ele se sinta confortável e possa realizar suas compras com facilidade.

Existem algumas formas de melhorar o design para melhorar a taxa de conversão na sua loja, através do uso de templates atraentes, de cores agradáveis, da posição correta dos botões na página, etc. Tudo isso deve ser pensado de forma a melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce.

Escolha o template mais adequado para a sua loja

O template deve ter recursos visuais que remetam ao tipo de produto que é vendido na loja, dessa forma, deve ter as melhores combinações de cores, tipografia e imagens para transmitir a informação do tipo de identidade que a loja tem.

Um template pode funcionar muito bem para um e-commerce de moda, enquanto outro funcionará para vender brinquedos e outro para vender eletrônicos. O que mais importa é garantir a boa apresentação dos produtos e a usabilidade acima de tudo.

Opte sempre por uma plataforma de e-commerce que possua uma variedade de templates à disposição da sua loja.

Utilize as cores complementares para maior impacto

O uso de cores complementares é uma das principais dicas de design, já que essas cores são utilizadas para chamar a atenção dos visitantes para as principais ofertas e produtos. Se o site tiver layout azul, por exemplo, usar a cor amarela para destacar as informações que você quer que sejam facilmente notadas pelo usuário é uma boa ideia, visto que o amarelo é o oposto do azul, da mesma forma que o vermelho complementa o ciano e assim por diante.

Faça o teste AB

Não poderíamos deixar o teste AB de fora das dicas de design para a sua loja virtual. Para quem não sabe um teste AB é realizado para descobrir qual é a melhor entre as duas opções. Nesse caso é o teste entre duas cores. Através dele você descobrirá quais as melhores combinações para serem utilizadas no layout da sua loja virtual.

Não existe em tempo ideal, mas para obter as melhores estatísticas, recomendamos deixar uma combinação por pelo menos quinze dias.

Use os botões de forma correta para aumentar as vendas

Há dois botões essenciais que devem estar em uma loja virtual: "comprar" e "adicionar ao carrinho". O erro que muitos sites cometem é de ter apenas o botão "comprar". Isso é ruim porque leva o cliente a interromper sua navegação para concluir a transação ao invés de permitir que ele continue explorando, já o botão "adicionar ao carrinho" estimula o cliente a continuar vendo produtos, fazendo assim um volume maior de compras.

Lembre-se de usar as cores complementares para dar maior destaque a esses botões e chamar a atenção do usuário.

Atraia o cliente através das imagens

Não esqueça de colocar boas imagens de seus produtos, de forma que elas consigam sanar todas as dúvidas dos visitantes. Uma boa ideia que é utilizada por várias lojas virtuais é disponibilizar a opção de dar zoom nos produtos, fornecendo assim, uma visão mais detalhada de cada item. Isso ajuda o consumidor a entender melhor o que está adquirindo e garante que ele não irá se decepcionar depois que receber o produto.

O bom site é aquele que consegue alinhar um bom layout com produtos de qualidade.


Publicado em 30 de abril de 2017.

 Compartilhar